Currículo Geografia 9º ano

Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular Comum CLIQUE AQUI, organizada pelo Documento Curricular de Goiás - DCGO Volume III CLIQUE AQUI!


1º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA

Mundo do Trabalho

 

HABILIDADES

(EF09GE10-A) Conhecer e analisar os impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na produção e na circulação de produtos e culturas na Europa, Ásia e Oceania.

(EF09GE10-B) Conhecer as relações comerciais do Brasil com países europeus, asiáticos e da Oceania.

(EF09GE11-A) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e em Goiás. (Material Seduc Aula 1)

(EF09GE12-A) Relacionar o processo de urbanização com o desenvolvimento tecnológico, industrialização e mecanização da agropecuária, bem como sua ação nas formas de trabalho e circulação do capital, em diversos países, com destaque para o Brasil e o agronegócio em Goiás.

(EF09GE13-A) Analisar e problematizar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

(EF09GE13-B) Compreender a Divisão Internacional do Trabalho. (Material Seduc Aula 2)

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial:

 

CONTEÚDOS

Impactos socioeconômicos e ambientais da industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

Relações comerciais do Brasil com Europa, Ásia e Oceania

Industrialização e as transformações no trabalho

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas:

 

CONTEÚDOS

Urbanização mundial

Desenvolvimento tecnológico e formas de trabalho

Divisão Internacional do Trabalho

 

UNIDADE TEMÁTICA

O sujeito e seu lugar no mundo

 

HABILIDADES

(EF09GE01-A) Compreender o processo de regionalização mundial, globalização e mundialização. (Material Seduc Aula 5)

(EF09GE01-B) Se reconhecer dentro do processo de globalização como agente ativo desse processo. (Material Seduc Aula 6)

(EF09GE01-C) Compreender as mudanças na Ordem Mundial a partir do século XX: mundo bipolar, mundo multipolar.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura:

 

CONTEÚDOS

A hegemonia europeia em várias regiões do planeta

Processo de regionalização do espaço geográfico mundial

Globalização e mundialização

A Ordem Mundial a partir do século XX

 

2º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA

O sujeito e seu lugar no mundo

 

HABILIDADES

(EF09GE02-A/B) Identificar e analisar a atuação das corporações internacionais, com destaque para a ONU, bem como das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura, à mobilidade e aos direitos humanos.

(EF09GE02-C) Identificar e compreender o funcionamento dos blocos econômicos europeus, asiáticos e da Oceania

(EF09GE03-A) Identificar e conhecer as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito à diversidade sociocultural.

(EF09GE04-A) Relacionar a identidade cultural de diferentes povos, da Europa, Ásia e Oceania com as especificidades dos elementos naturais de cada paisagem local.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Corporações e organismos internacionais:

 

CONTEÚDOS

Corporações internacionais e as organizações econômicas mundiais

Blocos econômicos europeus, asiáticos e da Oceania

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

As manifestações culturais na formação populacional:

 

CONTEÚDOS

Manifestações culturais de minorias étnicas

Identidade cultural de diferentes povos

Movimentos sociais

 

UNIDADE TEMÁTICA

Formas de representação e pensamento espacial

 

HABILIDADES

(EF09GE14-A) Elaborar e interpretar diferentes formas de representações cartográficas com informações geográficas acerca da diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE14-B) Compreender através de mapas as regionalizações mundiais, como países do norte, do sul, orientais, ocidentais, Oriente Médio, África Subsaariana.

(EF09GE15-A) Compreender, comparar e classificar as diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas:

 

CONTEÚDOS

Representações cartográficas

Mapas temáticos

Projeções cartográficas

 

UNIDADE TEMÁTICA

Conexões e escalas

 

HABILIDADES

(EF09GE14-A) Elaborar e interpretar diferentes formas de representações cartográficas com informações geográficas acerca da diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE14-B) Compreender através de mapas as regionalizações mundiais, como países do norte, do sul, orientais, ocidentais, Oriente Médio, África Subsaariana.

(EF09GE15-A) Compreender, comparar e classificar as diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização:

 

CONTEÚDOS

Processo de globalização

Desigualdades sociais

 

3º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA

Conexões e escalas

 

HABILIDADES

(EF09GE05-A) Conceituar o processo de globalização.

(EF09GE05-B) Analisar fatos e situações para compreender o processo histórico da globalização, como a integração econômica, política e cultural, bem como os seus aspectos excludentes e promotores de desigualdades sociais mundiais.

(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

(EF09GE07-A) Analisar e localizar em mapas e imagens os determinantes histórico-geográficos e físicos naturais para a divisão da Eurásia, em Europa e Ásia.

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE09-A) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos, culturais e econômicos.

(EF09GE09-B) Relacionar as questões socioeconômicas com os impactos ambientais desses continentes.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

A divisão do mundo em Ocidente e Oriente:

 

CONTEÚDOS

Divisão entre o Ocidente e o Oriente

Colonização europeia em diferentes nações

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania:

 

CONTEÚDOS

Divisão da Eurásia, em Europa e Ásia

Movimento de fronteiras, tensões, conflitos nas múltiplas regionalidades da Europa, Ásia e Oceania

Aspectos populacionais, urbanos, políticos, culturais e econômicos de países europeus, asiáticos e da Oceania

Impactos ambientais na Europa, na Ásia e na Oceania

 

4º BIMESTRE

UNIDADE TEMÁTICA

Natureza, ambientes e qualidade de vida

 

HABILIDADES

(EF09GE16-A) Identificar e comparar os diferentes biomas existentes nos países europeus, asiáticos e da Oceania.

(EF09GE17-A) Analisar e relacionar as características físico-naturais com a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18-A) Identificar os locais com maior desenvolvimento industrial e tecnológico na Europa, Ásia e Oceania, relacionando-os com os usos de recursos naturais e fontes de energia destes continentes.

(EF09GE18-B) Relacionar e analisar as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia com a degradação do meio ambiente, dando enfoque à sustentabilidade.

 

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS

Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania:

 

CONTEÚDOS

Biomas da Europa, Ásia e Oceania

Usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia